Atendimento rápido e personalizado, funcionários bem
treinados, eficientes e bem informados, menos tempo de fila, taxas e tarifas
menores e o fato de ser dono do negócio foram destacados como diferenciais
importantes segundo os associados ouvidos na pela pesquisa que mediu o nível de
satisfação do sócio com a Blucredi.
A pesquisa de satisfação foi realizada pela FURB e
apontou um índice de satisfação de 94,9%. O levantamento foi realizado entre 21
de agosto e 02 de outubro e será feito anualmente, conforme estabelece o
Planejamento Estratégico da Cooperativa. Os dados foram organizados em um
relatório geral e também divididos pelas cinco regionais da Blucredi.
Além de identificar o perfil do sócio e medir o grau de
satisfação, a pesquisa investigou também o nível de conhecimento em relação aos
produtos da Cooperativa e aos diferenciais no atendimento.
Para chegar ao índice de 94,9% de aprovação, o estudo
considerou um universo de 33.016 associados, para uma amostra de 1.254
entrevistas. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos sobre os
resultados gerais obtidos, com um intervalo de confiança de 95%. Os
associados foram escolhidos aleatoriamente, atendendo a proporção de sócios por
regional e as entrevistas foram realizadas por telefone.
“Nosso objetivo, estabelecido no Planejamento
Estratégico, é manter um índice de satisfação superior a 90%. Saber que temos a
satisfação de praticamente 95% dos nossos associados nos motiva a fazer ainda
mais e melhor, acreditando no cooperativismo como modelo de
desenvolvimento regional”, destaca o presidente da Blucredi, João Marcos
Baron.
Resultados
Conforme a pesquisa, a maior concentração (40%) estão
associados à Blucredi de 1 a 3 anos e 34,3% encontram-se associados a 4 anos ou
mais.
Em termos de visita à Agência, a maior frequência está
concentrada entre 1 e 2 vezes (39,1%) por mês. O estudo destaca dois extremos
encontrados: 22,8% visitam a agência menos de 1 vez por mês e 12,1% mais de 10
vezes.
As contas pessoa física representam o maior volume, 89 %.
Os caixas são apontados por 56,3% dos associados como
principal forma de contato com a agência e 14,3% destacam o telefone. O contato
via Internet Banking aparece em terceiro lugar, sendo mencionado por 7,1%
dos associados.
83,5% consideram a instituição ser uma cooperativa como um
diferencial da Blucredi sobre as demais instituições financeiras e
destes, 32,6% destacam como sendo vantagem a divisão das sobras.
90,9% dos associados estão satisfeitos com os produtos
e serviços oferecidos pela Blucredi.
Satisfação
Dos 94,9% dos associados que estão satisfeitos com a
Blucredi, 97,3% destacaram a cortesia, a educação e o atendimento sem
preconceito ou discriminação como diferencial. 92.9% dos associados avaliaram a
agilidade e a rapidez no atendimento como fatores positivos, enquanto 89,9%
citaram o conhecimento dos produtos e serviços e 88,5% destacaram o
oferecimento de produtos e serviços adequados às suas necessidades. A
facilidade na abertura de conta corrente e empréstimos foi citada por 85,5% dos
associados, enquanto 61,7% citaram a orientação para o uso do caixa eletrônico
como fator de satisfação.
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