A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012, a
partir da adesão voluntária das operadoras. Na Unimed Blumenau foram ao todo
600 beneficiários entrevistados. O resultado geral da pesquisa apontou que o
cliente da Cooperativa está satisfeito. Segundo a pesquisa, 91,33% dos
entrevistados recomendariam o plano de saúde da Unimed Blumenau.
Em relação ao preço do plano e os serviços oferecidos, 29,2%
dos entrevistados declararam estar muito satisfeitos enquanto 32,7% dos
beneficiários se declararam satisfeitos. A soma representa mais de 60% dos
beneficiários. Quanto à rede de atendimento, o percentual é de 80,7% dos
beneficiários satisfeitos e destes, 51% estão muito satisfeitos.
Também em relação à qualidade dos serviços prestados pela
rede credenciada (hospitais, clínicas, profissionais), o percentual de
beneficiários muito satisfeitos é de 50% e de satisfeitos, 31,2%, ultrapassando
mais uma vez os 80%.
No quesito prazo para autorização de procedimentos o
percentual de beneficiários muito satisfeitos é de 40,5% e de satisfeitos,
30,3%. Já a satisfação dos beneficiários quanto aos canais de atendimento é de
72,2%, sendo que 46,5% estão muito satisfeitos e 25,7% estão satisfeitos.
Na avaliação geral com o plano de saúde, 46,2% estão
satisfeitos e 33,7%, muito satisfeitos, totalizando 79,9%.
Participação voluntária
Cada operadora manifestou sua opção por participar da pesquisa, através de adesão voluntária, se comprometendo a realizar as entrevistas de acordo com as normas determinadas pela ANS. No total, 419 operadoras que poderiam participar da pesquisa, mas apenas 89 tiveram seus dados aprovados pela auditoria da ANS para divulgação. Destas, 51 são cooperativas do Sistema Unimed, representando 57% do total da amostra.
Cada operadora manifestou sua opção por participar da pesquisa, através de adesão voluntária, se comprometendo a realizar as entrevistas de acordo com as normas determinadas pela ANS. No total, 419 operadoras que poderiam participar da pesquisa, mas apenas 89 tiveram seus dados aprovados pela auditoria da ANS para divulgação. Destas, 51 são cooperativas do Sistema Unimed, representando 57% do total da amostra.
Objetivos
Além de conhecer a satisfação dos consumidores em relação às suas operadoras de
planos de saúde, segundo a ANS os resultados obtidos na pesquisa também serão
utilizados para compor um novo indicador no IDSS - Programa da ANS que avalia
anualmente o desempenho das operadoras de plano de saúde; conhecer os fatores
relacionados à satisfação e o que diferencia positivamente os serviços,
viabilizando a indução de práticas que gerem qualidade para o setor da saúde
suplementar, bem como gerar e divulgar informações para subsidiar melhores
escolhas.
Metodologia
A metodologia da pesquisa de satisfação dos beneficiários foi desenvolvida pela ANS para ser realizada de forma padronizada e conjunta com as operadoras de planos privados de assistência à saúde no Brasil. Para garantir a qualidade de todo o processo de realização da pesquisa, a ANS foi responsável pela definição e seleção da amostra, desenvolvimento do questionário, auditoria, análise dos dados e divulgação dos resultados. As operadoras realizaram, somente, a coleta dos dados, de acordo com as regras especificadas pela metodologia.
A metodologia da pesquisa de satisfação dos beneficiários foi desenvolvida pela ANS para ser realizada de forma padronizada e conjunta com as operadoras de planos privados de assistência à saúde no Brasil. Para garantir a qualidade de todo o processo de realização da pesquisa, a ANS foi responsável pela definição e seleção da amostra, desenvolvimento do questionário, auditoria, análise dos dados e divulgação dos resultados. As operadoras realizaram, somente, a coleta dos dados, de acordo com as regras especificadas pela metodologia.
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico da
ANS site: http://www.ans.gov.br.
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