quinta-feira, 26 de julho de 2012

Blucredi investe na educação financeira e cooperativista


Para levar aos associados e à comunidade informações sobre o cooperativismo como filosofia, estrutura do sistema de crédito cooperativo no Brasil, história da Blucredi e seus principais diferenciais enquanto instituição financeira, a Cooperativa realiza desde 2008 o Programa Cooperação. Por meio de palestras e vídeos educativos, em edições organizadas pelas agências, neste período o Cooperação já promoveu 120 encontros e alcançou (até junho de 2012), 5.887 pessoas.

Reconhecimento



O programa foi premiado em 2010 pela Confebrás, recebendo o Concred Verde na categoria ‘Responsabilidade Ambiental’, apresentando como case o ‘Projeto Cooperação – Praticando o quinto princípio e contribuindo para a preservação ambiental’. Isso porque, durante o Cooperação são transmitidas também mensagens de responsabilidade ambiental aos cooperados. O brinde principal entregue pela participação no encontro é uma camiseta do projeto fornecida por empresa da região que utiliza malha produzida a partir da reciclagem de garrafas PET na confecção.



Somente em 2012 já foram realizadas 13 edições do Cooperação, alcançando 797 participantes, sendo destes, 111 colaboradores.



Em 2012, tem início o Programa de Educação Financeira



Em abril de 2012 a Blucredi iniciou oficialmente o Programa Educação Financeira, que tem como principal foco o orçamento familiar e os caminhos para uma vida financeira saudável. O objetivo da Cooperativa é contribuir efetivamente para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, trabalhando para o seu crescimento sustentável.  O Educação Financeira também é realizado por meio de palestras coordenadas pelas agências da Blucredi e acontece com o apoio de uma cartilha desenvolvida especialmente ao Programa. A cada edição, os participantes são orientados a calcular o orçamento, distribuir corretamente a renda e programar a realização de sonhos. Os encontros têm como propósito alcançar os associados, mas, também, focando públicos específicos como funcionários de empresas, escolas, autarquias.



Em 2012 foram realizados 14 encontros, alcançando 570 participantes, sendo 87 colaboradores da própria Cooperativa.



Na opinião do economista, consultor e instrutor financeiro, Carlos Raduenz, responsável pela condução do Programa, o Educação Financeira tem demonstrado uma evolução constante. “Os eventos têm sido marcados pela maciça participação dos associados e a troca de experiências tem sido a tônica dos encontros,  propiciando desta forma a evolução do projeto, tornando-o cada vez mais aderente às necessidades, tanto dos cooperados quanto da Cooperativa”, observa Raduenz.



Segundo o instrutor, a diversidade sociocultural é outro ponto positivo do programa, “podemos perceber que as questões relacionadas à gestão financeira estão presentes em todas as classes sociais, afinal todos tem sonhos a realizar. E auxiliar as pessoas a realizar seus sonhos de forma consciente e financeiramente consistente é a premissa que guia o nosso trabalho”.



As datas dos próximos encontros dos Programas Cooperação e Educação Financeira estão disponíveis nas agências e no site da Blucredi, em www.blucredi.coop.br

Nenhum comentário: