sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Escolas simulam Plano de Abandono dia 16 de setembro

Realizado pelo Programa Unimed Vida desde 2007, conduzido pelo Instituto Unimed SC - Filial Blumenau desde 2010, o plano de abandono tem por objetivo minimizar e prevenir ao máximo possível acidentes pessoais e danos nas escolas e áreas vizinhas em caso de emergência e necessidade de evacuação.
Crianças, adolescentes, professores e demais funcionários das escolas integrantes do Programa Unimed Vida passam por treinamentos desde o início do ano a fim de aprender como agir em caso de incêndios e desastres naturais. Para encerrar esta etapa, na próxima segunda-feira, 16 de setembro, todas as escolas integrantes do Programa realizam simultaneamente um exercício simulado do Plano de Abandono, às 10h 15 e 16h 15.



Bombeiros participam

 Duas escolas contarão com a participação do Corpo de Bombeiros e de viaturas do SOS como parte dos treinamentos: pela manhã a Escola Barão do Rio Branco e à tarde o Escola Básica Municipal Machado de Assis. “Como ambas têm fatores que dificultam a evacuação, o simulado servirá também como exercício aos bombeiros e equipe do SOS”, explica a coordenadora pedagógica do Unimed Vida, Sharon Haskel Koepsel. Segundo a coordenadora, a simulação terá inclusive a remoção de supostas vítimas. “Durante as orientações repassadas nos preocupamos em elaborar sempre o cenário mais complicado possível, permitindo desta maneira explorar as mais diversas possibilidades de resposta ao sinistro. E é com estes cenários que o Corpo de Bombeiros e Equipe SOS irão se deparar neste dia. Crianças e pais estão avisados de que se trata de um simulado, mas cujo objetivo é estar preparado em caso de necessidade”, destaca Sharon.

 “É a organização de uma evacuação que garantirá o sucesso de um plano de abandono, principalmente em edifícios com uma quantidade significativa de pessoas, como escolas” ressalta o técnico em segurança do Unimed Vida, Miguel Emster.


 Mais informações com o Instituto Unimed SC – Filial Blumenau pelo telefone 3331 8624.

Nenhum comentário: