quinta-feira, 13 de março de 2014

Sicoob passa a integrar conselho de líderes da IBM

A Blucredi comemora notícia recente divulgada pelo Sicoob Confederação, maior sistema brasileiro cooperativista de crédito, ao qual está vinculada. A partir de agora, a entidade passa a integrar um importante grupo da IBM, o zBLC - System z e-Business Leaders Council, composto por grandes corporações do mundo todo que têm a prerrogativa de avaliar, testar, opinar e validar novas soluções tecnológicas da empresa. O investimento em tecnologia no Sicoob nos últimos anos trouxe mais comodidade, praticidade e segurança para cooperados que utilizam os produtos e serviços financeiros oferecidos pelas cooperativas do Sistema. O bom desempenho nessa área tem proporcionado visibilidade mundial ao Sicoob.
“Agora temos o compromisso de participar de duas reuniões presenciais por ano nos laboratórios da IBM na Europa e nos Estados Unidos e 8 horas por mês de videoconferências. Além disso, teremos de investir em horas dos nossos profissionais para planejamento, definição de requisitos e testes com o objetivo de homologar novos produtos bem como apresentar propostas de melhoria ou participar de projetos que possam ser estratégicos para o Sicoob”, explica Dênio Álbaro de Lima Rodrigues, superintendente de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação.
O Sicoob é a primeira instituição financeira cooperativa do mundo a integrar o grupo. O sistema já fazia parte de outro conselho da IBM, o zNCC – z New Costumer Council - Conselho Mundial de Novos Clientes da IBM – Seção Países Emergentes, desde 2008, com a função de conhecer novidades e funcionalidades dos novos produtos da maior empresa de TI do mundo. O objetivo do conselho que o Sicoob participa a partir de agora é garantir o sucesso estratégico da Plataforma System z (Mainframes), apoiar, dar suporte e ampliar o seu papel e proposição de valor como uma infraestrutura de TI eficiente.
Para Antônio Cândido Vilaça Junior, superintendente de Sistemas de Informação do Sicoob Confederação, a principal vantagem da participação no conselho é a possibilidade de conhecer, em primeira mão, os produtos que serão lançados. “Testar antecipadamente os produtos traz mais qualidade e assertividade em termos de aquisições para o Sistema. Além disso, estaremos à frente de várias empresas do mundo todo, conhecendo novidades antes do mercado em geral”, explica.
O conselho tem a função, ainda, de compartilhar experiências entre participantes, influenciar nas futuras implementações dos produtos IBM e validar previamente os lançamentos. Participam do grupo outros 52 clientes da plataforma, indústrias da área de cartões, seguradoras, varejistas e financeiras do mundo todo. No Brasil, além do Sicoob, participam do conselho outras três instituições financeiras (Banco do Brasil, Bradesco e Itaú).
O Sicoob utiliza a plataforma System Z desde 2007, o que garante mais disponibilidade e desempenho das transações de negócio dos associados em todos os canais: internet, mobile banking, caixas eletrônicos e nos mais de 2 mil pontos de presença física da rede Sicoob no país. A adoção do sistema operacional z/OS em 2013 também agrega confiança ao Sicoob no mercado financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. Além do ambiente transacional do Sisbr (Sistema de tecnologia do Sicoob), o ambiente analítico para tomada de decisões também utiliza tecnologia baseada em system Z.

Para o presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, a entrada do Sicoob no conselho é reflexo do planejamento, direcionamento, plano de investimentos e do esforço qualificado e contínuo de toda equipe de TI. “Os resultados do trabalho se refletem no lançamento de produtos inovadores e premiados, colocando o Sicoob sempre numa posição de vanguarda tecnológica no mercado financeiro. E agora, com a participação nesse novo grupo, a instituição sempre será lembrada quando citarem grandes empresas do mundo”, assinala.

Nenhum comentário: