segunda-feira, 9 de julho de 2012

Oficinas estão na programação do 25º FITUB


Começaram no sábado, 07 e seguem até o dia 12, as oficinas do 25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, promovido pela FURB. Nove oficinas são dirigidas à classe teatral e interessados e três são especiais para professores. 

Sete acontecem de sábado até segunda-feira (9/07) e entre terça e quinta-feira (10 a 12/7) ocorrem outras cinco. Para estas últimas ainda há vagas disponíveis. As inscrições são realizadas na bilheteria do Festival, no Teatro Carlos Gomes, das 12h 30 às 21h 30. 

De sábado à segunda



Realizada pelo programa Rumos Teatro, do Itaú Cultural e ministrada pelo grupo de Clowns de Shakespeare, a oficina “A música da cena e outros encontros” propõe um verdadeiro intercâmbio entre os sons e os gestos , além de trabalhar a criatividade coletiva. 



Já o improviso é o tema da oficina Dramaturgia em Processo, que está trabalhando a construção da cena a partir de uma improvisação, com Eliane Tejera Lisbôa da Paraíba. 


Vinda de Florianópolis, Claudia Sachs é responsável pela oficina “Imaginação e Criação pelo Movimento”. Em que são experimentadas algumas técnicas corporais de Jacques Lecoq quanto à criação cênica a partir dos movimentos.


O trabalho de Fernando Villar, vindo de Brasília, repassa aos inscritos a improvisação, composição, atuação e performance individual e grupal na oficina “Memória e Performance Teatral”, servindo de treinamento para os palcos.



“O Corpo como Imagem, Arquivo e Memória” está sendo apresentado pelo chileno Amilcar Borges de Barros. A oficina pretender servir de incentivo à análise dos processos criativos relacionando a atuação corporal e o trabalho cênico.



O cubano Eberto Garcia Abreu falará, a partir de terça, sobre leitura crítica, na oficina “entre o texto e a representação teatral”. O ideia é mostrar como a crítica deve ser reconhecida, além da posição observadora de quem a faz. 



De terça à quinta



Com o tema “Memória desenhada por dados” Fernanda Freixo Brancato, de São Paulo, transmitirá informações importantes sobre memória documental e organização de acervo, cuidados com a base de dados, além de direitos autorais, de imagem e personalidade, entre outros.



A partir de terça também tem “Partitura de Pontos”, ministrada por Hebe Alves, vinda da Bahia. A ideia da oficina é dar ao ator a noção de flexibilidade da estrutura cênica além de atividades de improvisação, fundamentos técnicos de corpo/voz e muito mais. 
“Tragédia” é assunto de Marcio Pizzarro Noronha, vindo de Goiás, que passará aos alunos a investigação dos elementos na montagem de um espetáculo trágico, por meio de um work in process -work in progress. Dimensão textual e aspectos musical-audiovisual-corporal também são temas.



Especialmente aos professores



Desde o sábado, (7/07) Fátima Ortiz ensina “Teatro para Educadores” e passa as diversas técnicas teatrais com vistas ao desenvolvimento das potencialidades de cada um em uma gama de oportunidades, como a brincadeira e recriação de contos, poemas e histórias. 



As duas oficinas que iniciam no dia 10 são “Jogo e Espaço Teatral” que propõe a discussão, a ocupação e usos do lugar teatral na escola, mostrando a necessidade de atenção e como o modo de ocupação teatral é determinando para processos de ensino e aprendizagem. O palestrante é José Simões de Alencar Junior, que virá de Minas Gerais. 


Fátima Ortiz e Pedro Bonacin tem o objetivo de mostrar as possibilidades lúdicas e teatrais que podem ser inseridas às crianças, para que assim elas tenham e absorvam novos conhecimentos, com a oficina “Crianças com o pé no palco”.


Fique por dentro da programação completa e outras informações no site http://furb.br/fitub 

Nenhum comentário: