O FITUB
terminou nesta quinta-feira, 12 de julho, com a solenidade de premiação aos
espetáculos que ser destacaram nesta edição. BadenBaden, da Universidade do
Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC levou o troféu de Figurino,
Conjunto de Atores, Direção e Melhor Espetáculo da Mostra Universitária
Nacional. Malva Rosa, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF conquistou o
troféu de Concepção Sonora. O troféu de Iluminação foi para A Visita da Velha
Senhora, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR. O espetáculo
Estufa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ ganhou o
destaque em Cenografia.
A atriz
premiada nesta 25ª edição foi Sara Mello Neiva, como Karola, Dona Anne e Joana,
em Marie, da Marie Cia. de Teatro, da Universidade de São Paulo/USP, São
Paulo/SP. O ator foi Lucas Dilan, como Platona Jhonys, em A Saga no Sertão da
Farinha Podre, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – Uberlândia/MG. O
espetáculo destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno foi La Vida es Sueno, da
Compañia de Titiriteros de la UNSAM, Universidad Nacional de San Martin, Buenos
Aires – Argentina.
Considerações
BadenBaden
foi o último espetáculo a ser encenado na Mostra Universitária Nacional e
assim, encerrou também as análises realizadas pelos profissionais convidados a
esta edição FITUB para debater as montagens. Para o diretor de Badenbaden,
Vicente Concilio, a análise do espetáculo é um momento enriquecedor ao grupo.
Para ele, este “sair da universidade” é muito importante. Primeiro pela
dimensão do evento e também pela situação de estar em outra cidade, montar uma
produção que está sendo esperada pelo público e ser analisado por quem tem e
vem com outras referências. “É quando podemos ser vistos por olhares diferentes
aos que estamos habituados. São pessoas que não nos amam, que não tem vínculo
afetivo com o que preparamos” destacou.
Alexandre de
Sena, vindo de Minas Gerais, foi convidado a participar da Comissão Julgadora e
esteve presente do primeiro ao último dia do FITUB, acompanhando quase na
totalidade o Festival. “Toda a Mostra Nacional teve a mulher como um tema
recorrente. E, sem falar sobre qualidade, afirmo que os alunos estão na
permanente busca em entender a linguagem teatral”, observou.
Convidada a
analisar os espetáculos, Fátima Saadi, do Rio de Janeiro, acompanha o FITUB há
oito anos. “Nesta edição, percebi a disparidade da preparação técnica em geral.
Um descuido da formação do corpo e da voz, da estética, por exemplo”. Mas,
segundo a própria Fátima, esta oscilação “é normal em se tratando de um
Festival Universitário”.
Para um dos
mentores do FITUB, José Ronaldo Faleiro, as análises dos espetáculos são, de
fato, a grande qualidade do Festival. “O olhar de especialistas que
generosamente falam com os grupos, criando uma contribuição muito necessária
quanto à crítica. Muitas vezes é a primeira vez que estão tendo um retorno
sobre o que fazem nos palcos”, aponta Faleiro. “O FITUB é um grande encontro. É
um momento para ser comemorado”. E, sobre o fazer teatral, ele afirma, “é
necessário que as pessoas façam o teatro com técnica, com pesquisa, mas
principalmente com entusiasmo, com crítica e com amor”.
Números do
25º FITUB
Nesta
edição, 20 mil pessoas acompanharam os espetáculos, nos auditórios do Teatro
Carlos Gomes, Laboratório de Teatro da FURB, nos locais por onde passou o Palco
sobre Rodas, na Mostra Blumenauense de Teatro, na praça do Teatro, no campus 1
da Universidade de Blumenau.
O FITUB
reuniu grupos de sete estados brasileiros: Santa Catarina, Paraíba, Rio de
Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná - e de quatro
países: Argentina, Chile, Paraguai e Israel. Os 17 grupos participantes
trouxeram ao Festival 160 pessoas: 40 na Mostra Blumenauense, 50, na
Ibero-Americana e 70 na Mostra Nacional. 40 convidados participaram do FITUB
como debatedores, jurados e coordenadores de oficinas. 80 pessoas integraram a
equipe de trabalho.
34
apresentações foram realizadas, 12 oficinas, 12 debates, duas Conversas sobre
Teatro, um Cabaré Memória, uma Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais,
uma Fresta, uma Mostra de Vídeo Rute Zendro, uma solenidade de abertura e uma
de encerramento. Oito dias foram dedicados à cultura e à arte. 25 anos de história
foram revividos. E a 26ª edição foi anunciada.
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