sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ética e Produção é o tema do 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Ao agradecer o empenho da equipe realizadora do 25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, realizado pela FURB - e dos grupos participantes, do público, “sempre presente”, e dos deuses e anjos do Teatro, a coordenadora do Festival, Pita Belli, anunciou o tema da 26ª edição: Ética e Produção. “Discutir a ética nas relações é importante sempre”, ressalta, “e a produção é um dos grandes desafios de quem faz teatro. Desde a produção executiva, na montagem das peças, até o financiamento dos espetáculos, a captação de recursos”, antecipa a coordenadora. 



O FITUB terminou nesta quinta-feira, 12 de julho, com a solenidade de premiação aos espetáculos que ser destacaram nesta edição. BadenBaden, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC levou o troféu de Figurino, Conjunto de Atores, Direção e Melhor Espetáculo da Mostra Universitária Nacional. Malva Rosa, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF conquistou o troféu de Concepção Sonora. O troféu de Iluminação foi para A Visita da Velha Senhora, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR. O espetáculo Estufa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ ganhou o destaque em Cenografia.

A atriz premiada nesta 25ª edição foi Sara Mello Neiva, como Karola, Dona Anne e Joana, em Marie, da Marie Cia. de Teatro, da Universidade de São Paulo/USP, São Paulo/SP. O ator foi Lucas Dilan, como Platona Jhonys, em A Saga no Sertão da Farinha Podre, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – Uberlândia/MG. O espetáculo destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno foi La Vida es Sueno, da Compañia de Titiriteros de la UNSAM, Universidad Nacional de San Martin, Buenos Aires – Argentina.

Considerações

BadenBaden foi o último espetáculo a ser encenado na Mostra Universitária Nacional e assim, encerrou também as análises realizadas pelos profissionais convidados a esta edição FITUB para debater as montagens. Para o diretor de Badenbaden, Vicente Concilio, a análise do espetáculo é um momento enriquecedor ao grupo.  Para ele, este “sair da universidade” é muito importante. Primeiro pela dimensão do evento e também pela situação de estar em outra cidade, montar uma produção que está sendo esperada pelo público e ser analisado por quem tem e vem com outras referências. “É quando podemos ser vistos por olhares diferentes aos que estamos habituados. São pessoas que não nos amam, que não tem vínculo afetivo com o que preparamos” destacou.

Alexandre de Sena, vindo de Minas Gerais, foi convidado a participar da Comissão Julgadora e esteve presente do primeiro ao último dia do FITUB, acompanhando quase na totalidade o Festival. “Toda a Mostra Nacional teve a mulher como um tema recorrente. E, sem falar sobre qualidade, afirmo que os alunos estão na permanente busca em entender a linguagem teatral”, observou.

Convidada a analisar os espetáculos, Fátima Saadi, do Rio de Janeiro, acompanha o FITUB há oito anos. “Nesta edição, percebi a disparidade da preparação técnica em geral. Um descuido da formação do corpo e da voz, da estética, por exemplo”. Mas, segundo a própria Fátima, esta oscilação “é normal em se tratando de um Festival Universitário”. 

Para um dos mentores do FITUB, José Ronaldo Faleiro, as análises dos espetáculos são, de fato, a grande qualidade do Festival. “O olhar de especialistas que generosamente falam com os grupos, criando uma contribuição muito necessária quanto à crítica. Muitas vezes é a primeira vez que estão tendo um retorno sobre o que fazem nos palcos”, aponta Faleiro. “O FITUB é um grande encontro. É um momento para ser comemorado”. E, sobre o fazer teatral, ele afirma, “é necessário que as pessoas façam o teatro com técnica, com pesquisa, mas principalmente com entusiasmo, com crítica e com amor”.

Números do 25º FITUB

Nesta edição, 20 mil pessoas acompanharam os espetáculos, nos auditórios do Teatro Carlos Gomes, Laboratório de Teatro da FURB, nos locais por onde passou o Palco sobre Rodas, na Mostra Blumenauense de Teatro, na praça do Teatro, no campus 1 da Universidade de Blumenau. 

O FITUB reuniu grupos de sete estados brasileiros: Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná - e de quatro países: Argentina, Chile, Paraguai e Israel. Os 17 grupos participantes trouxeram ao Festival 160 pessoas: 40 na Mostra Blumenauense, 50, na Ibero-Americana e 70 na Mostra Nacional. 40 convidados participaram do FITUB como debatedores, jurados e coordenadores de oficinas. 80 pessoas integraram a equipe de trabalho.

34 apresentações foram realizadas, 12 oficinas, 12 debates, duas Conversas sobre Teatro, um Cabaré Memória, uma Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, uma Fresta, uma Mostra de Vídeo Rute Zendro, uma solenidade de abertura e uma de encerramento. Oito dias foram dedicados à cultura e à arte. 25 anos de história foram revividos. E a 26ª edição foi anunciada. 
 

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