quinta-feira, 19 de julho de 2012

Com dicas simples, empresas reforçam segurança da informação afirma especialista



O Grupo de Segurança e Tecnologia da Informação do Simmmeb realizou mais um encontro, reunindo representantes das empresas associadas e recebeu como convidado Paulo Fernando da Silva, representante da empresa Tracker Segurança da Informação. O encontro aconteceu no dia 11 de julho e abordou o tema Gestão da Segurança da Informação: Riscos e Controles.

Na palestra, Paulo Fernando alertou os participantes, afirmando que “segurança da informação vai muito além do antivírus. As empresas precisam entender e investir de forma ampliada nas questões relacionadas à segurança de seus ativos de informação”.
 
Ele destacou ainda que os principais riscos enfrentados pelas empresas são internos, “ligados na maioria dos casos pelo uso indevido da internet e dos sistemas operacionais”. Segundo o palestrante, têm crescido muito os problemas enfrentados pelas empresas relacionados ao vazamento de informações e projetos, sendo muitas vezes ocasionado por funcionários mal intencionados ou pelo uso indevido da informática.
 
“Muitas empresas enfrentam problemas sérios, advindos de questões simples, mas fundamentais para um bom gerenciamento e controle das informações, como backups mal realizados ou guardados em locais inapropriados. O ativo das informações tem valor cada vez maior para as empresas, uma vez que a paralisação ou perda de informações do sistema pode comprometer todas as atividades, gerando prejuízos enormes”, alertou. Para ele, é necessário delegar atividades como a realização de backup e gerenciamento de informações para pessoas qualificadas.
 
Outra recomendação é tomar cuidado com questões como e-mails por exemplo, evitando a pessoalidade nos mesmos, neste caso é sugerido que as empresas optem pela função e não pelo nome do colaborador exemplo: pessoal@empresax.com.br no lugar de paulo@empresax.com.br. recomendou. “A impessoalidade da à empresa o direito de monitorar o e-mail sem correr risco de ser processada por invasão de privacidade. São dicas simples, mas que podem fazer a diferença no dia a dia das empresas”.
 
A próxima reunião do Grupo de Segurança e Tecnologia da Informação ficou agendada para o dia 14 de setembro. O local e tema ainda serão definidos.

Nenhum comentário: